José Mário Coelho dos 7 instrumentos


Foi baptizado como José Mário dos Santos Freitas Coelho. Nasce na Corujeira, Monte,a 3 de Setembro de 1939, filho de José de Freitas Coelho e de Ana Pereira dos Santos.
Os pais vão para Lisboa em 1943, com o sonho de chegar à Venezuela. Mas, por percalços do destino, passaram a viver em Lisboa.
Assim, José Mário Coelho cresce na capital portuguesa, onde estuda nas escolas industriais Machado de Castro(Ciclo Preparatório) e Marquês de Pombal (Formação).
Vai como voluntário para a Força Aérea Portuguesa (FAP), para o curso de Radar. Faz especialização em Itália num dos cursos da Nato.
Da FAP vai para a Direcção-Geral da Aeronáutica Civil. No Aeroporto de Lisboa e na Serra da Estrela, faz parte do grupo de técnicos que instalou os serviços de Radar.
Em 1970, resolve experimentar o Canadá. E gostou.

Desde então radica-se na cidade de Toronto, com sua mulher (falecida em 2009) e os seus filhos Raúl Mário e Maria José, que actualmente vivem no Continente e na Holanda, respectivamente.
Em Toronto, diz que, por "obra e graça" do destino, se inicia nas lides da Rádio.
Depois, em 1975, aposta na Televisão, e também colabora em jornais e revistas.
Actualmente, é o director da revista SENSO Magazine, e dá a sua colaboração (já que está reformado) nas estações de Rádio CIRV-fm e da Festival Portuguese TV, empresas das quais é sócio minoritário.
Do seu percurso consta a escrita do livro "Pequenas Histórias de Gente Grande" que narra 170 histórias de pioneiros portugueses no Canadá (1952/53).
E colabora em outros de interesse local.
Neste momento é Delegado Permanente e Conselheiro das Comunidades Madeirenses no Canadá.
Pelo que fez e continua a desenvolver na vida, recebeu, entre outras, o Diploma e Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas, em 2002, e a Comenda de Mérito Nacional, outorgada pelo Presidente da República, Cavaco Silva, em 2009.
Foi co-fundador do Museu Galeria dos Pioneiros Portugueses em Toronto e do Edifício Vila Gaspar Corte Real para idosos e carentes.
E como já não fosse pouco, é autor de centenas de cantigas, gravadas por artistas locais, do Brasil e de Portugal, tendo vencido alguns concursos da canção internacionais de língua portuguesa.
É ainda um voluntário para as actividades dos clubes, associações e paróquias, apresentando espectáculos, ou participando nas suas "Semanas Culturais".


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.