Manny de Freitas é um político na África do Sul

Manuel Simão de Freitas França, hoje conhecido como Manny de Freitas, nasceu na pequena aldeia piscatória de Lüderitz, no então sudoeste africano, hoje Namíbia independente.
É filho de madeirenses. O pai, Manuel Augusto de Freitas, nasceu no Estreito da Calheta. A mãe, Maria do Rosário de Freitas, nasceu no Jardim do Mar.
Apesar de não ter nascido na Madeira, confidencia que, em média, visita a ilha a cada dois anos. Esteve cá o ano passado.

A família mudou-se de Lüderitz para Joanesburgo, na África do Sul, quando Manny tinha sete anos.
Tem sido membro do partido desde 1993, quando ainda era Partido Democrata. Esteve muito envolvido com a juventude do partido.
O seu trabalho traduz-se no envolvimento com a comunidade em geral.
Estende-se por áreas como a igreja, a comunidade, a saúde e organizações humanitárias.
Entre várias organizações, foi membro do Comité Executivo da Escola Lusito para a deficientes físicos e mentais e também actuou no seu Conselho durante muitos anos. Esteve também envolvido com a Associação Unida de Paralisia Cerebral.
Sentou-se em diferentes órgãos como o da Rádio Comunitária Português e do Conselho de Editores da revista Calúnia internacionais e Encontro Espiritual de Jovens da África do Sul.
Junta-se a tudo isto o lugar no Conselho de Administração do Luso-Africano de Negócios do Sul, do qual também é membro fundador.
Participou em dois congressos do Conselho das Comunidades Madeirenses.
É o presidente da província de Gauteng da CANSA (Cancer Association of South Africa ou Associação de Cancro da África do Sul).
Em Outubro de 2008 foi convidado para estar presente no Conselho Mundial das Comunidades Portuguesas, ao qual ainda se encontra ligado.
Ao longo da sua carreira esteve em vários shows de rádio, tanto em inglês como em português (que fala fluentemente).
Por isso mesmo, Manny de Freitas já recebeu vários prémios. Entre eles, o Luís Vaz de Camões Medalha de Mérito para o trabalho excepcional feito na Comunidade Portuguesa.
É um Cidadão Honorário do Estado de Nebraska, EUA, e também foi semi-finalista do Prémio Nelson Mandela para a Saúde e Direitos Humanos, em 1996.
A nível político, foi eleito, em 1995, nas primeiras eleições democráticas do governo local. Foi considerado como um dos mais jovens vereadores do país.
Foi eleito depois para o Conselho Metropolitano Leste, local do então Conselho Metropolitano de Transição de Joanesburgo onde actuou em vários comités e se tornou líder da bancada do caucus em 1996.
Em 1999, foi eleito membro da Assembleia Legislativa da província de Gauteng, o Parlamento Provincial Gauteng.
Foi presidente do Grupo de Trabalho de Coordenação Taxi.
Durante o seu mandato na Assembleia Legislativa Provincial expôs a corrupção e má administração dos departamentos de habitação e transporte, bem como no conselho de táxi.
Manny de Freitas foi nomeado director da Aliança Democrática para a Região Leste Gauteng, em 2004, quando volta para a cidade de Joanesburgo, como Conselheiro do Conselho.
Em 2005 liderou o projecto para construir a primeira casa financiado por um partido político. A casa foi construída pela Johannesburg DA caucus para uma família carente em Ivory Park.
Com a sua reeleição para o Conselho nas eleições de 2006, Manny de Freitas continuou a presidir ao comité de Habitação e liderou a Unidade de media, e continuou a ser o presidente para a Circunscrição Soweto.
Manny de Freitas foi eleito como membro do Parlamento em Abril de 2009 e serve como o vice-ministro sombra dos Transportes.
Quanto a passatempos, gosta de leitura, de viajar, de desporto, e mostra particular interesse em nutrição e musculação.


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.