Elias António de Sousa o cônsul em Durban


Elias António de Sousa nasceu a 29 de 1942 na freguesia da Madalena do Mar, no concelho da Ponta do Sol. A distância de então de outras escolas no Funchal que permitissem continuar os estudos levam a que comece a trabalhar cedo. Com 12 anos já trabalha na indústria da banana, numa empresa do Funchal, e ainda no comércio. Assim é a sua vida naquele lugar tão perto e tão longe de então até 1961, ano em deixa a Madeira. Vai ter com um irmão e com um primo que estão na África do Sul.

Além de ter pela frente um mundo cheio de oportunidades, é a idade ideal para não ter de cumprir o serviço militar obrigatório.
Vai de barco até ao Porto Santo, e dali faz o resto da viagem de avião.
Desde que chega à África do Sul, a cidade de acolhimento, até hoje, é Durban.

Aposta no próprio negócio

No início, trabalha em negócios familiares. Mas depressa quer ter e abre o seu negócio próprio. Em 1965 já o tem.
Casa em 1968 e um ano depois nasce um dos seus três filhos.
Abre um restaurante e depois fica com algumas unidades franchisadas da multinacional Kentucky Fried Chicken.
Depois investe na indústria de lacticínios, a Sunrise, actividade que explora durante cerca de 18 anos.
Hoje está semi-reformado. Uma realidade que concilia com o cargo de Cônsul Honorário de Portugal em Durban. Apesar de gostar e de vir à Madeira duas a três vezes por ano, adaptou-se bem a Durban, uma cidade banhada pelo mar onde reside há 50 anos. Refere que se trata de uma zona privilegiada para férias, onde é aprazível residir e viver.
Ali existe um clube português e ainda uma igreja em português.
Elias António de Sousa diz que a comunidade portuguesa e madeirense convive bem, sendo comum se encontrarem pelo menos uma vez por semana, além dos convívios normais que cada família tem.

Comunidade festeja Dia da Madeira, em Durban

No entanto, admite que, tal como no mundo, os valores da família já não são o que eram.
No entanto, acentua que a comunidade faz por se manter unidade. E é nesse âmbito que vão assinalar este ano, pela 22ª vez o Dia da Região Autónoma da Madeira, com uma grande festa madeirense na praia.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.